De acordo com o
dicionário Aurélio, a palavra rotular significa: colocar rótulo ou etiqueta em; Qualificar de modo simplista;
Classificar, reputar. No texto passado falamos sobre o diagnóstico do TDAH
e sobre a importância de não rotular crianças ou adolescentes que possuem
alguns dos sintomas do transtorno. Porém, o conceito de rotulação se encaixa em
praticamente todas as situações do nosso dia a dia.
Comumente, a
sociedade em que vivemos se organizou de forma que, a maneira como a pessoa se
porta ou o que ela faz se torna o que ela é. Por exemplo, na maioria das vezes
as crianças e adolescentes são conhecidas predominantemente por suas
características: inteligente, feio, bonito, gordinho, custoso, comportado,
magrinho, baixinho, entre outras.
O que essa rotulação pode afetar na vida das crianças e
adolescentes?
Esses rótulos
colocados em crianças e adolescentes provavelmente geram inibições de tantos
outros comportamentos que também poderiam ser emitidos. Quando chamamos uma
criança de custosa ou até mesmo de inteligente o tempo todo, nós estamos
fazendo com que essas características, sendo positivas ou negativas se tornem predominantes.
Quando isso acontece, à tendência a esse comportamento ocorrer é muito maior do
que outra característica que também existe, mas não é lembrada por ninguém.
Muitas vezes os
pais não compreendem que eles mesmos reforçam os comportamentos que são
considerados desajustados aos filhos. Por exemplo, uma criança que é custosa em
casa, é muito comum ouvir das mães, “fulano é muito custoso, não me ajuda em
nada, me responde o tempo todo”. Na maioria das vezes, os comentários são
feitos com a criança por perto, ou seja, elas percebem que tem atenção dos pais
ou responsáveis somente quando emitem comportamentos esses comportamentos
considerados ruins.
Por isso é
importante que os pais, responsáveis, professores, educadores e todas as outras
pessoas que fazem parte do convívio social da criança, reconheçam todos os
comportamentos que são emitidos para não correr o risco de rotular apenas
algumas características da criança.
As crianças são
capazes de obter aprendizado imitativo, por isso é muito importante que os pais
fiquem atentos para não rotularem pessoas perto dos seus filhos. Pois, cada vez
mais tem aumentado a incidência de bullying entre as crianças na escola, enfatizando
o reflexo de como a sociedade como um todo vem tratando os seres humanos.
Portanto, é de
grande relevância que os pais ou responsáveis tomem a consciência de que as
crianças podem tornar grandes exemplos do que tem visto em casa ou em seu meio
de convívio. Por isso, os mesmos devem mostrar os defeitos e principalmente
ressaltar as qualidades das pessoas, sempre tendo o cuidado em focar no ser
humano como um todo e não apenas nas partes.
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Imagem: Google Imagens
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Sobre as autoras:
Manuella Garcia Resende de Deus
Psicóloga (CRP 09/9498) pela Pontifícia
Universidade Católica de Goiás (Brasil), com ênfase em Psicologia Escolar.
Atuou como estagiária no CEJA-Ensino de Jovens e Adultos e no IFG-Instituto
Federal de Goiânia, trabalhando com psicologia escolar e educacional.
Atualmente é Psicóloga Clínica do Programa Desenvolver e cursa especialização
em Psicodrama Psicoterápico
Marina Magalhães David
Psicóloga (CRP 09/9789) pela Pontifícia
Universidade Católica de Goiás (Brasil), com ênfase na formação em psicologia
escolar. Possui formação em “ferramentas para pensar” pelo Programa Aprender a
Pensar (uma instituição da PUC Goiás especializada em infância, adolescência,
juventude e família). Cursa especialização em Psicologia Clínica pela Sociedade
Goiana de Psicodrama (SOGEP). Atualmente é psicóloga infantil pelo Programa
Desenvolver e Conselheira da Rede Goiana de Psicologia.
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